Antes de promover a cultura ágil, garanta a eficiência operacional.
Modelos de #gestão mais modernos e ágeis surgem da necessidade de incorporar nas organizações a velocidade (flexibilidade para resolver problemas) e a estabilidade de crescimento contínuo, assim a #cultura #ágil vem trazer dentre vários fatores a capacidade de adaptação, competência inovadora e formatação de produtos e/ou serviços modelados com o foco nas necessidades dos consumidores.
Uma cultura ágil exige profissionais colaborativos com uma série de competências e comportamentos diferenciados, capazes de somar valores em processos dinâmicos na solução de problemas perceptíveis aos olhos dos clientes.
Sua organização está preparada para tal cultura? Há processos otimizados, ágeis e eficientes como uma engrenagem funcionando? Há equipes atuando de forma colaborativa na solução de problemas? Os problemas são solucionados?
Se sim, é hora de sensibilizar e estabelecer um novo patamar no modelo de gestão, com metodologias ágeis e equipes treinadas para atender as novas demandas do mercado, inovando quando necessário e otimizando cada vez mais os processos.
Se não, é hora de melhorar e garantir a eficiência operacional, identificar e atuar nas causas dos problemas, melhorar a produtividade, entender as necessidades atuais de modernização, e adaptar os processos para a realidade do ambiente corporativo a fim de atender as necessidades emergenciais dos atuais clientes. É hora de identificar quais pessoas estão aptas a continuar nessa escalada de crescimento, pois nem todos irão acompanhar e/ou aceitar novos modelos de gestão.
Não pule “etapas”, do básico bem feito até o modelo mais inovador que se encaixe na sua organização.